Gostaria de tirar uma dúvida ou marcar uma consulta?
Home » FONOTERAPIA
A Fonoterapia é um método comum utilizado no meio da Fonoaudiologia para reabilitação e re-inserção de um paciente com dificuldades cognitivas e/ou neurológicas que alteram o aprendizado e a comunicação de um paciente.
- Proximidade com o paciente e sua realidade.
- Comunicação integral, sempre auxiliando o paciente.
- Agregando valores a família envolvida.
- Respeito ao caso como um todo.
- Sempre buscando novidades para o atendimento.

São inúmeros os casos onde o fanoaudiólogo pode atuar, a lista é imensa, de casos clínicos onde podemos ajudar o paciente a falar, a melhorar no entendimento, na compreensão, na aquisição, na deglutição, na dicção, na qualidade da voz, na articulação, tudo que compromete a comunicação oral ou escrita.
Em quais casos preciso fazer?
Distúrbio Articulatório
Onde a fono atua para melhorar a fala da criança que troca letras ou fonemas, que troca P por B, ou não falar o R, ou T por C e assim por diante.
Motricidade Oral
Trabalho que é realizado junto ao ortodontista na qualidade da movimentação da musculatura da boca, língua e orgãos, para melhorar a dicção, a mastigação ou posicionamento da língua para não haver interferência na correção dos dentes feita pelos aparelhos ortodônticos.
Disfluência da Fala
Para pacientes que tem dificuldade em elaborar uma frase e falar sem intercorrência, popularmente chamada de "gagueira".
Disfonia
Problemas de rouquidão, aspereza, cansaço ao falar, voz trêmula, entre outros problemas causados por mal uso, como em professores e cantores etc.
Disfagia
Dificuldade ou impossibilidade de engolir, por diversos motivos, como sequelas de AVC, ou pós-cirúrgicos, ou por outros problemas neurológicos, geralmente este tipo de atendimento é feito domiciliar ou no hospital, até mesmo dentro das UTIs.
Estimulação na Aquisição da Fala e da Linguagem
Muito utilizada em pacientes neurológicos ou sindrômios, deficientes auditivos e até mesmo crianças normais, mas que apresentem alguma dificuldade na comunicação.
Linguagem Escrita
Onde a fono trata pacientes com dificuldades da alfabetização, o tratamento se difere do atendimento da psicopedagoga, ou da professora, esse tipo de atendimento émuito comum em quadros de dislexia.